Vereadores da oposição firmam acordo para comandar a Câmara

Diário

Vereadores da oposição firmam acordo para comandar a Câmara
Foto: divulgaçãoGrupo da oposição se reuniu para fotografia, após a diplomação, na tarde desta quinta-feira

Uma das chapas para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de 2021 já está definida. Na tarde desta quinta-feira, 11 vereadores eleitos em 2020 assinaram o Pacto por Santa Maria, documento no qual anunciam que serão uma “oposição consciente” ao governo do prefeito reeleito, Jorge Pozzobom (PSDB), pelos próximos quatro anos. O documento foi assinado por parlamentares do PP, MDB, PSB, PDT e PSL. 

Governo prevê R$ 20 bilhões para compra de seringas e agulhas para vacinas da Covid-19

Dentre os vereadores, sairá a nominata que vai compor a chapa para comandar a Câmara. No momento, há um acordo prévio para que os nomes que concorrerão à presidência da Casa sejam João Ricardo Vargas (PP), no primeiro ano, Paulo Ricardo (PSB), no segundo, Tubias Calil (MDB), no terceiro, e Tony Oliveira (PSL) ou Danclar Rossato (PSB), no quarto. 

A eleição para a Mesa Diretora envolve, além do cargo de presidente, os postos de 1º e 2º vice-presidentes e 1º e 2º secretários. Os nomes para os outros cargos devem ser definidos nos próximos dias. A votação ocorrerá em 1º de janeiro, na primeira sessão do ano. 

VEREADORES QUE ASSINARAM O DOCUMENTO E SE DECLARARAM, OFICIALMENTE, OPOSIÇÃO

Adelar Vargas (MDB)

Anita Costa Beber (PP)

João Ricardo Vargas (PP)

Paulo Ricardo (PSB)

Tony Oliveira (PSL)

Pacheco (PP)

Luci Tia da Moto (PDT)

Danclar Rossato (PSB)

Tubias Calil (MDB)

Roberta Leitão (PP)

Rudys (MDB)

A SITUAÇÃO E A “OUTRA” OPOSIÇÃO

Agora, já é possível saber, de forma clara, que Pozzobom não terá maioria no Legislativo. Além disso, o prefeito poderá enfrentar uma oposição dupla, já que, outro grupo, de quatro vereadores, três do PT, Ricardo Blattes, Valdir Oliveira, Marina Callegaro, e um do PCdoB, Werner Rempel, também já anunciou que não ficará na base governista. Eles também deverão liderar uma outra chapa para concorrer à Mesa, porque não compactuam com as ideias defendidas pela oposição de PP e companhia, ligadas a um pensamento mais conservador.  

Foto: divulgaçãoBancada do PSDB, que ficará na base governista, também posou para foto, ao lado do prefeito Pozzobom (ao centro) e o vice eleito, Rodrigo Decimo (quarto, a partir da esq.)

A bancada de situação se desenha com os três vereadores do PSDB, Admar Pozzobom, Givago Ribeiro e Juliano Soares, um do DEM, Manoel Badke, e dois do Republicanos, Alexandre Vargas e Getúlio de Vargas. 

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

STF permite que Estado imponha restrições a quem não tomar vacina contra Covid-19 Anterior

STF permite que Estado imponha restrições a quem não tomar vacina contra Covid-19

Termas Romanas começam a funcionar na Quarta Colônia Próximo

Termas Romanas começam a funcionar na Quarta Colônia

Geral